F-500 – AGENTE ENCAPSULADOR

Aditivo Concentrado Multifuncional para Combate a Incêndios e Controle de Riscos destinado a incêndios Classe A, B e D

O F-500 neutraliza o material combustível (encapsulamento), reduz o drasticamente o calor. Em hidrocarbonetos, absorve o combustível, neutralizando a sua flamabilidade (conforme NFPA 18-A , seção 7.7).

Ao adicionar 1% de F-500 eleva a absorção de calor em um teste de sistema fixo de 6.624.702 Kcal para 21.104.604 Kcal (mais de 3 vezes). Isso significa que adicionando o  F-500 no sistema de água obtemos uma capacidade superior de redução de temperatura e redução da fumaça (CO) com 68% de redução do volume de água necessária para o combate. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em comparação com Outros Agentes, como espumas, o F-500 é adequado para combate a incêndios tridimensionais, com vazão de líquidos combustíveis ou incêndios em gases, diferentes das espumas, conforme destaca trecho do anexo A da norma NFPA 11 – Espumas Contra Incêndio: "Espumas não são adequadas para incêndios tridimensionais com vazão de líquidos combustíveis ou incêndios em gases."

O F500 atua diretamente no combate em incêndio em madeira, onde a espuma não é recomendada pela NFPA 11. Da mesma forma, em fibra de vidro, pneus e outros. O F-500 não é espuma e dispensa a formação de “cobertor”. É eficaz em cenários 3-D em Classe B, pois não precisa “formar um filme” sobre o líquido inflamável. Permite combate em incêndio tridimensional com vazão de líquido combustível, assim como em Classe D, em magnésio – 2500°C a 3000°C, por exemplo.

O F-500 pode ser adicionado a qualquer sistema à base de água...
desde sistemas fixos, como rede de sprinklers, water spray, water mist, até sistemas móveis, como linhas de hidrantes, canhões monitores, caminhões de bombeiros, caminhões pipa e outros.

F-500: Uma solução ecológica! 
Ao contrário de outros aditivos do mercado, o F-500 não contém flúor, é biodegradável, não é corrosivo e não é tóxico. Está listado como Agente de Limpeza de Superfícies na EPA’s NCP* Product Schedule - (*) National Contingency Plan.